TUDO DEFINIDO EM DORES DE GUANHÃES.
Com certo atraso os times entraram em campo sob chuva para o primeiro jogo do dia, confronto que daria ao vitorioso vaga no G4. Sociedade e Bocaina fizeram um jogo equilibrado no início, porém o time vermelho de Areias foi mais efetivo e acabou vencendo. O placar Sociedade 4 x 2 Bocaina, além de garantir o ganhador na próxima fase deixou o time derrotado fora do G4, dependendo então de uma combinação (derrota de Dores FC e do Pião) para se classificar.
O segundo jogo do dia foi um clássico da cidade: Campestre vs Dores. Os rivais em se encontraram em situação bem diferente no campeonato, um quase eliminado, outro com a classificação bem encaminhada. Ao Campestre, bastava o empate para ratificar a classificação, contudo partiu desde o início para a ofensiva e abriu 5 a 0 no primeiro tempo. No segundo tempo o baile continuou e o placar final ficou em 8 a 0 para o Campestre, coincidentemente (ou não) o placar igualava o saldo e o número de gols marcados da Vila. Dessa forma, com uma derrota vilense o time da casa se classificaria em primeiro.
O último jogo do dia colocou frente a frente o melhor ataque contra a então melhor defesa. Vila, mesmo classificada antecipadamente colocou em campo praticamente time completo. Pião, após os resultados dos demais jogos, entrou em campo na 4ª colocação pelo saldo de gols e precisava de um empate ou vitória para se classificar, ou mesmo uma derrota poderia manter o time entre os quatro primeiros, desde que não fosse vazado mais de 3 vezes.
O primeiro tempo teve uma apresentação melhor da Vila, com boa movimentação na frente. Juninho acabou abrindo o placar em uma bela trama pela direita. Tayson, artilheiro do campeonato, deixou sua marca ainda no primeiro tempo. A segunda etapa foi mais equilibrada, o técnico do Pião mexeu e ajeitou o time que chegou a equilibrar o jogo tendo algumas oportunidades. No entanto a Vila balançou pela terceira vez a rede azul. A partir daí o jogo ganhou mais importância e tons dramáticos, já que, mais um gol da Vila significaria eliminação do Pião com Bocaina herdando o 4º lugar. O Pião tentava manter a proposta de jogo, sem abdicar de atacar, ou contra atacar, tendo inclusive chances para diminuir. Ao final da partida com o placar em 3 a 0 os times souberam que farão uma das semi finais no próximo domingo.
Raio_X da primeira fase:
15 jogos; 58 gols; média de 3,86 gols/jogo; melhor ataque, Vila (17gm); pior ataque Dores (3gm); melhores defesas, Vila e Campestre (6gs); pior defesa Dores (16 gs); artilheiro Tayson (12).
Assim, o certame se desenhou da seguinte forma: Vila 1º; Campestre 2º; Sociedade 3º;e Pião 4º estão classificados para as semi finais enquanto os demais ficaram fora da briga pelo título. Doravante os confrontos serão eliminatórios com o time de melhor campanha enfrentando o último entre os classificados, enquanto o segundo mede força com o terceiro. Serão portanto mais dois finais de semana para se conhecer o novo campeão municipal.